Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Maytenus radlkoferiana Loes. DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Maytenus radlkoferiana caracteriza-se por árvores. Endêmica do Brasil. Conhecida apenas pela coleção tipo, onde não se tem registro da procedência e uma única coleta mais recente no Estado de Minas Gerais, na região da Serra do Espinhaço, porém, sem município determinado. É necessário o investimento em pesquisa científica e em esforços de coleta a fim de certificar da existência de subpopulações, considerando a viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Monteverdia radlkoferiana (Loes.) Biral;

Família: Celastraceae

Sinônimos:

  • > Maytenus radlkoferiana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Maytenus radkoferiana apresenta caracteres foliares bemdefinidos, sendo reconhecida por suas folhas mais frequentemente lanceoladas,coriáceas, com nervuras secundárias impressas e bordo subrevoluto, serrilhado (Carvalho-Okano,1992).

Dados populacionais

Não há dados populacionais disponíveis.

Distribuição

Maytenus radkoferiana é conhecida pela coleção tipo, ondenão se tem registro da procedência e uma única coleta mais recente em MinasGerais, cujo município é indeterminado (Carvalho-Okano, 1992).

Ecologia

Maytenus radkoferiana é uma árvore com cerca de 5 m de alt.Folhas glabras, coriáceas, elípticas. Inflorescências em fascículos (Carvalho-Okano,1992).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Criticamente em perigo" (CR), segundo a Lista de espécies ameaçadas da flora de Minas Gerais (COPAM - MG, 1997).

Referências

- CARVALHO-OKANO, R.M.D. Estudos Taxonômicos do gênero Maytenus Mol. emend. Mol. (Celastraceae) do Brasil extra-amazônico. Tese de doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1992.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Maytenus radlkoferiana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Maytenus radlkoferiana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/08/2012 - 17:58:17